Fome no Malawi: Campanha de distribuição de farinha de milho para 4.4 milhões de pessoas

Governo do Malawi lança campanha de distribuição de farinha de milho para 4.4 milhões de pessoas que estão a enfrentar fome no país.

O lançamento da campanha liderada pelo Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres,  teve lugar este fim-de-semana no distrito de Dowa, cuja cerimónia foi dirigida pelo ministro da agricultura Sam Kawale.

Cada agregado familiar recebe um saco de cinquenta kilos de farinha de milho e 150 mil kwachas, cerca de 5.500 meticais.

Este gesto do governo irá se estender até Julho próximo, altura em que se espera que as famílias afectadas terão efectuado a colheita    nas machambas.

A distribuição de comida, surge numa altura em que um número não especificado de pessoas, sobretudo nos distritos de Nsanje, Chikwawa, Mangochi e Phalombe a sul do Malawi, recorria a tubérculos de nome nhica, para a sua sobrevivência.

O ciclone Freddy, a seca prolongada provocada pelo fenómeno El Niño, a desvalorização do kwacha que provocou uma inflação dos produtos da primeira necessidade, são os factores cruciais que empurraram  4.4 milhões de pessoas à crise alimentar.

Falando durante o lançamento desta campanha de distribuição de farinha de milho, o ministro malawiano da Agricultura, Sam Kawale, disse que o governo está a implementar proactivamente esforços para garantir a segurança alimentar.

O presidente do Malawi Lazarus Chakwera, afirmou aquando da apresentação do estado Geral da Nação no parlamento, que o seu governo vai disponibilizar fundos para assistência às famílias em insegurança alimentar, para que ninguém morra a fome no Malawi.

Contudo, espera-se que a crise alimentar se prolongue por mais tempo, pois o Instituto de Meteorologia já anunciou que o período de seca estender-se-á por mais tempo, devido ao efeito climático El Ninõ. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário