Governo de Nampula apela à salvaguarda dos recursos marinhos

As autoridades governamentais em Nampula apelam aos pescadores da província e outros intervenientes para observarem, rigorosamente, os princípios de sustentabilidade da actividade pesqueira para salvaguardar este recurso para as gerações vindouras.

É uma exortação lançada esta terça-feira no distrito de Angoche, pelo Director Provincial da Agricultura e Pescas, Ernesto Pacule, em representação do Governador de Nampula nas cerimónias do Dia Mundial da Pesca.

Segundo Ernesto Pacule, os pescadores têm a noção de que as espécies pesqueiras precisam de se reproduzirem, dai que são chamados para uma exploração racional para se evitar a sua extinção e de ecossistemas marinhos.

Para isso, Pacule chama atenção para a obrigatoriedade de observância dos períodos de defeso e veda da actividade pesqueira, como uma medida do governo para salvaguardar as diferentes espécies marinhas.

A província de Nampula conta com dez distritos costeiros e uma linha costeira de cerca de quatrocentos e setenta quilómetros desde Memba a Moma.

Possui mais de oitenta mil pescadores artesanais, perto de onze mil artes de pescas e mais de nove mil e trezentas embarcações, entre artesanais a motor.

Este ano, a província de Nampula prevê capturar cerca de mais de sessenta e uma mil e cento e trinta toneladas de pescado, contra quarenta mil, quatrocentas e trinta e nove mil toneladas de 2022.

O 21 de Novembro, Dia Mundial da Pesca assinala-se este ano, sob o lema, Pesca e aquacultura como vector de desenvolvimento. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário