Governo, familiares, amigos e admiradores se despedem de Chico António

Decorre, esta manhã, no Paços do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, o último adeus ao músico Chico António, que morreu no sábado passado, vítima de doença.

Durante os elogios fúnebres, foram destacados o talento, carisma e simpatia de Chico António. Tomás Vieira Mário, por exemplo, descreveu Chico António como um homem alegre e que nunca se chateava com ninguém.

Já a Associação dos Músicos de Moçambique diz que a rua foi a primeira escola de Chico António, um dos maiores compositores da sua geração. “Ele partiu, mas a Maria continuará a bailar eternamente”, disse o representante da AMMO.

Por seu turno, a Rádio Moçambique disse que a obra de António foi mais do que música. “Foi uma verdadeira narração de histórias. O seu instrumento era uma extensão da sua alma. A nós cabe agradecer por tudo o que ele fez pela Rádio Moçambique”, disse o jornalista e locutor Arão Cuambe, lendo a mensagem da instituição com a qual o malogrado colaborou.

O Governo, por sua vez, fez-se representar pela Ministra da Cultura, que disse reconhecer o papel do músico no domínio cultural.

“Visitei o Chico no hospital e ele recebeu-me com aquela boa disposição que o caracterizava. Entre tantas coisas, ele disse: por mais que queiram, as instituições não terão como dar tudo o que precisamos, mas sim a nossa vontade individual que vai nos fazer alcançar os nossos objectivos. Assumimos aqui o compromisso de dar continuidade ao legado de Chico. Depois de muito falar, ele pediu que fizéssemos uma fotografia. E ali sentimos que se estava a despedir e queria que as suas palavras ficassem eternizadas naquela foto. Vamos preservar os seus valores, obra e legado, garantido que sejam transmitidos de geração em geração”, referiu Eldevina Materula.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário