“Guerras e conflitos internos são grandes obstáculos á paz e segurança no mundo” -Presidente sul-africano

O Presidente Sul-Africano aponta as guerras e conflitos internos, agravados pelo terrorismo e pelo extremismo violento, como os grandes obstáculos á paz, segurança e estabilidade no  mundo.

Cyril Ramaphosa sublinhou que estes obstáculos ameaçam restringir os esforços de desenvolvimento e a recuperação dos efeitos da pandemia da covid-19.

Falando, em Pretória, no fecho da segunda sessão da Comissão Binacional África do Sul-Ghana, na presença do homólogo, Nana Akufo-Addo, Ramaphosa defendeu que é necessário capacitar a União Africana e os blocos econômicos regionais para a estabilização do continente:

As situações, entre outros, no Sudão, na Somália, na Líbia e no Sahel são gravemente preocupantes, tal como as hostilidades armadas no leste da República Democrática do Congo e a insurreição extremista no norte de Moçambique.Temos de redobrar os nossos esforços para silenciar as armas em África e capacitar a União Africana e as nossas Comunidades Económicas Regionais para fazerem mais na busca da paz e da estabilidade”, disse.

Ramaphosa lembrou que  dezanove países africanos, incluindo a África do Sul e o Ghana, vão a votos, este ano. Acrescentou que estas eleições são importantes para a qualidade da governação e a força da democracia no continente africano:

Devemos, no entanto, preocupar-mo-nos com o facto de, em várias partes do continente, estarem a aumentar mudanças inconstitucionais de governo, especialmente através de golpes militares”, disse.

O estadista sul-africano disse ainda que  a guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia, continua a ameaçar a segurança alimentar e energética em África.

Acrescentou que está extremamente preocupado com os terríveis acontecimentos na Palestina, sobretudo com o sofrimento do povo de Gaza, e lembrou que, no continente africano, ainda está por resolver a questão do Sahara Ocidental. (RM Pretória)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário