Há mais pessoas a aderirem ao autoteste do HIV/SIDA no país

Há mais adesão ao autoteste do HIV/SIDA no país Entretanto, poucas pessoas encaminham os seus resultados às unidades sanitárias. A informação foi partilhada hoje, pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante uma campanha de sensibilização.

Fazer o teste do HIV/SIDA era a palavra de ordem, na campanha de mobilização de pessoas para o diagnóstico e tratamento da doença, alusiva ao Dezembro Vermelho, realizada este sábado, na Cidade de Maputo, e dirigida pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago.

Trajados de camisetas persuasivas, a ideia era quebrar as barreiras do estigma e descriminação.

Por isso, no local, houve espaço para a realização de uma feira de saúde.

“Nós temos que alcançar a nossa meta de 95-95-95. Vamos deixar as simples palavras e vamos agir. Qualquer que seja o resultado para o HIV, a solução está lá. Se for negativo, continue mantendo as medidas de prevenção e se foi positivo, dirija-se a unidade sanitária e inicie o tratamento antirretroviral. Com o TARV, somos todos iguais”, disse na ocasião, o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

As mulheres dos 15 aos 49 anos de idade lideram a lista dos infectados por HIV/SIDA no país. Entretanto, com a campanha Testá-la, pretende-se que mais homens tenham conhecimento do seu estado.

“A campanha Testá-la tem a particularidade de ter sido construída tendo esse quesito em conta, buscando não só enquadrar a linguagem, a indumentária, os meios em que circulam os potenciais alvos, as idades, mas sobretudo do multifacetado mosaico sociocultural do nosso país, para deixar o apelo de conheça o seu sero-estado”, disse Diogo Milagre representante da Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades (FDC), um dos parceiros da campanha Testá-la.

Dados do sector da saúde apontam que dos mais de 2.4 milhões de pessoas infectadas pelo HIV/SIDA, apenas 71,6% conhecem o seu estado, ou seja, perto de 700 mil pessoas vivem com a doença sem saber. Só em 2022, mais de 48 mil pessoas no país morreram vítimas da doença.

Fonte:O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário