Incerteza sobre economia angolana em 2024

A volatildaide dos preços do petróleo e o aumentoo dos preços de combustíveis poderão travar as previsõe sptimistas que se fazempara Angola este ano.

A representação Fundo Monetário Internacional em Angola, tinha previsto uma recuperação do crescimento em Angola para 2024 acima dos níveis de 2023, que poderiam atingir cerca de 3%., mas esta percentage pode nao ser concrteizada

Espera-se também um melhor desempenho econômico e um regresso à consolidação orçamental.

Mas segundo outras opiniões, o governo angolano prevê no decorrer deste ano, aumentar o preço dos combustíveis e a inflação pode voltar a condicionar o bem estar das famílias.

O FMI destaca ainda os riscos gerais para Angola, que estão ligados à volatilidade do preço do petróleo e ao acesso cada vez mais difícil dos países africanos aos mercados de capitais.

Para enfrentá-los, sugeriu que Angola siga o caminho da estabilização macroeconômica.

Isso implica manter o controle sobre a inflação, garantindo que as políticas inflacionárias sejam gerenciadas por meio de medidas monetárias apropriadas.

Outra preocupação dos economistas, tem que ver com o Plano Anual de Endividamento (PAE) para 2024, já publicado em diário da república e prevê o recurso à emissão de dívida no valor de 10 biliões de kwanzas, ou seja, 12,1 mil milhões de dólares norte-americanos.

Para falar sobre o assunto, ouvimos o ministro da economia e pleaneamento, Rui Minguês e os economistas, Carlos Rosado de Carvalho e Paulo Catimba.

Ouça as entrevistas aqui

No media source currently available

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário