Inflação em Moçambique caiu para 4,19% em Janeiro

“As divisões de Educação, Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foram as que registaram as maiores subidas de preços, variando 13,85 por cento e 7,05 por cento, respetivamente”, refere o INE no relatório do Índice de Preços no Consumidor (IPC).

Segundo a organização, o país viu os preços subirem cerca de 0,93% no espaço de um mês, abaixo dos 1,29% de Dezembro.

Recentemente, o governo anunciou que o país veria um crescimento económico de 5 por cento em 2023, em comparação com 4,4 por cento em 2022, destacando uma “expansão económica” que excedeu a média regional da Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul (SADC).

“O crescimento económico para 2023 atingiu 5 por cento, face a 4,4 por cento em 2022, impulsionado pelas Indústrias Extractivas, Turismo, Agricultura, Transportes e Comunicações, entre outros”, disse Ludovina Bernardo, porta-voz do Executivo.

Segundo ela, o crescimento foi resultado de políticas e reformas implementadas durante o ano, especialmente as reformas económicas adoptadas para “dinamizar” as actividades económicas do sector privado e atrair investimento.

“Neste contexto, registou-se uma evolução positiva da inflação média, que registou 7,1 por cento contra uma previsão inicial de 11,5 por cento. As Reservas Internacionais Líquidas ficaram acima dos três meses previstos no Plano Económico e Social e no Orçamento do Estado e atingiram a marca de 4,3 meses para cobertura de importações de bens e serviços não factoriais, traduzindo-se numa maior credibilidade e maior capacidade de absorção de choques na balança de pagamentos ," ela adicionou.

Fonte: Mais África

 

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário