Inflação vai continuar a magoar os bolsos dos angolanos

Os angolanos devem preparar se para mais subidas de preços pois tanto as estatísticas oficiais como dados não oficiais indicam que a inflação em Angola continua a aumentar.

Segundo dados oficiais a inflação atingiu a taxa anual de 20% em dezembro, a taxa mais alta desde 2022 mas estimativas não oficiais dizem que a inflação já está acima dos 30%. Esta última estimativa foi feita pela Fews Net , a rede de sistemas de aviso de fome no mundo.

A Oxford Economics disse que a inflação deverá atingir a taxa anual de 23% nos primeiros seis meses deste ano devendo para o total do ano ficar em redor dos 21,4% e faz notar que a Inflação subiu quase dois por cento entre Novembro -quando tinha a taxa anual de 18,2% - e os 20% registados em dezembro.

Sendo Angola um país que importa a maior parte dos seus produtos alimentares a queda de valor da moeda nacional vai contribuir para essa inflação. A agência Bloomberg diz que o kwanza perdeu 39% do seu valor em relação ao dólar nos últimos 12 meses.

A ministra das finanças que se encontra em Davos, na Suíça, para o Fórum Económico Mundial disse a essa agencia de notícias que no que diz respeito á inflação terá que se esperar pelos dados do primeiro trimestre para se ver qual a tendência da inflação.

Ela frisou que o banco central angolano está totalmente empenhado em controlar a inflação ao mesmo tempo que o governo tenta aumentar a produção local para reduzir a dependência do país nas importações.

Poderá haver um novo aumento em breve, disseram analistas económicos.

Vera Daves disse esperar que o crescimento económico do pais seja este ano de 2,8% por cento.

Ela defendeu também a decisão do governo de retirar o país da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP para, segundo disse, poder tirar proveito dos investimentos que estão a ser feitos no setor petrolífero que continua a ser de grande importância para a economia do país.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário