Investigadores do INS participam do 55ª Congresso de Oncologia Pediátrica

Investigadores do Instituto Nacional de Saúde (INS) afectos à Delegação da Cidade de Maputo participaram, recentemente, em Ottawa, Canadá, do 55º Congresso Anual da Sociedade Internacional da Oncologia Pediátrica (SIOP2023).

Trata-se de uma conferência que incluía palestras interactivas, simpósios especializados e apresentação de pesquisas científicas sobre cancro pediátrico.

O INS esteve representado por Vânia Maphossa, Adérito Sigaúque e Edson Mongo, tendo apresentado dois de um total de cinco trabalhos aceites para esta conferência no âmbito de um estudo sobre leucemias na idade pediátrica, que está a ser conduzido pelo INS em colaboração com o Hospital Central de Maputo, financiando pela Embaixada da Irlanda, através da CHAI.

Vânia Maphossa apresentou um trabalho intitulado “Equilíbrio de citocinas em células T CD4+ em pacientes pediátricos com Leucemia Aguda (LA) em Maputo, Moçambique”, que revelou um desequilíbrio nas razões de TNFα/IL-10 e TNFα/IL-21 na medula óssea de pacientes com LA, destacando a importância de aprofundar a compreensão das complexidades da doença.

Por sua vez, Adérito Sigaúque abordou as preocupantes taxas de mortalidade precoce em crianças diagnosticadas com LA em Moçambique, tendo destacado a necessidade do fortalecimento do diagnóstico precoce e melhoramento dos cuidados de suporte, especialmente em casos de leucemia Mieloide Aguda para a redução das taxas de óbito entre crianças.

Espera-se que os avanços apresentados durante o SIOP-2023 sirvam de inspiração e guia para futuras pesquisas, sobretudo no aprimoramento de cuidados oncológicos pediátricos em Moçambique. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário