Israel: Egipto garante cooperação com EUA para uma trégua em Gaza

O Egipto garantiu hoje que está a cooperar com os Estados Unidos para uma trégua em Gaza e culpou Israel por dificultar a entrada de ajuda no enclave, ao bombardear palestinianos da passagem de Rafah.

Um comunicado da Presidência egípcia reagiu nestes termos "às declarações do Presidente norte-americano, Joe Biden, em 08 de Fevereiro, sobre a situação na Faixa de Gaza", nas quais Biden afirmou ter pressionado o chefe de Estado egípcio, Abdelfatah al-Sisi, a concordar em abrir a passagem de Rafah à chegada de ajuda à população civil.

"A Presidência da República afirma que há coincidência nas posições do Egipto e dos Estados Unidos e que o trabalho conjunto e a cooperação intensa continuam para alcançar uma trégua em Gaza e um cessar-fogo que permita a entrada de ajuda nas quantidades e na rapidez necessária para ajudar a população da Faixa", pode ler-se na nota.

A presidência egípcia lembrou ainda que Cairo e Washington "concordam na rejeição da saída forçada" dos habitantes de Gaza para o Egipto face à operação militar israelita.

Sobre a declaração de Biden - em que o Presidente norte-americano confundiu o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, com o do Egipto - o comunicado defendeu o papel do Cairo e garantiu que "abriu a travessia, desde o primeiro momento, sem limitações ou condições".

"Contudo, o bombardeamento de Israel do outro lado da passagem, que se repetiu quatro vezes, impediu a entrada de ajuda. Quando esse bombardeamento terminou, o Egipto reparou imediatamente a passagem e fez os preparativos técnicos necessários para que a maior ajuda possível entrasse em Gaza", acrescenta a nota da Presidência egípcia.

O documento também sublinha que o Cairo "continuará os seus esforços para alcançar um cessar-fogo o mais rapidamente possível" e insiste que "a única solução" para o conflito e o modelo de dois Estados, com o estabelecimento de um Estado Palestiniano". (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário