Itália promete 4 milhões de euros para produção alimentar em Moçambique

O projeto, denominado Melhoria do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável das Cadeias de Valor Agrícola (Mais Valor II), será implementado pela Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Visa também apoiar os esforços do governo para transformar estruturalmente o desenvolvimento da agroindústria e das cadeias de valor em Manica e Cabo Delgado.

Para o efeito, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique (MIC) e a ONUDI.

O acordo permite a troca de informações e a coordenação na realização de atividades conjuntas de monitoramento na implementação das atividades do projeto.

Segundo o secretário permanente do Ministério, Jorge Jairoce, o projecto terá como foco a produção de frutas e legumes em Manica e de café em Cabo Delgado.

“Este projecto terá como foco a promoção do valor acrescentado dos produtos agrícolas e a melhoria do desempenho do agro-processamento de frutas e legumes, café e cereais”, disse.

Jairoce acredita que o terrorismo que tem assolado alguns distritos de Cabo Delgado não inviabilizará o programa.

“É preciso compreender que nem toda a província de Cabo Delgado está numa situação militar crítica. Achamos que este projecto vai ajudar a estabilizar a situação económica e social das pessoas que ali vivem”, disse.

“Existe um enorme potencial na Ilha do Ibo do ponto de vista das condições naturais para a produção de café e isso tem de ser maximizado. Obviamente que o nível de produção será acompanhado de medidas de segurança que estão a ser implementadas em toda a província”, acrescentou.

Por seu lado, o representante da ONUDI em Moçambique, Jaime Muniz, disse que o programa contribuirá para impulsionar o agroprocessamento no país.

“Esperamos que com a formalização do Programa Mais Valor II possamos contribuir para o agroprocessamento e a capacitação das pequenas e médias empresas na área das frutas e legumes e do café e encontrar formas criativas de reforçar as oportunidades de emprego jovem” , ele disse.

A primeira fase do programa Mais Valor, “Mais Valor I”, esteve sob a tutela do Ministério da Agricultura e centrou-se na cafeicultura em Cabo Delgado, especialmente na Ilha do Ibo.

Desta vez, o Programa foi alargado à produção de frutas, legumes e café em Manica.

Fonte: Mais África

 

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário