Japão anuncia 55 milhões de dólares para novo projecto de cooperação em Moçambique

Para implementá-los, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e o embaixador do Japão em Moçambique, Hamada Keiji, assinaram esta sexta-feira, 8 de março, três acordos de doação, em forma de “troca de notas”.
“Os acordos estabelecem o fornecimento de viaturas às forças policiais moçambicanas para melhorar o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, bem como impulsionar o desenvolvimento da Central Térmica de Nacala”, disse o diplomata japonês.
No seu discurso, Keiji explicou que o projecto de fornecimento de viaturas à Polícia da República de Moçambique (PRM) e ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) está orçado em 2,51 milhões de dólares e vai aumentar a capacidade de intervenção no norte do país para combater o terrorismo.
“A província de Cabo Delgado acolhe um dos maiores projectos de desenvolvimento de gás natural liquefeito (GNL), no qual também estão a investir empresas japonesas. Acreditamos, portanto, que esta ajuda contribuirá para a estabilidade e o crescimento de Moçambique”, afirmou.
Relativamente à construção da Central Térmica de Nacala, cujo primeiro acordo de financiamento foi assinado em 2019, o responsável esclareceu que foi rubricada uma adenda, no valor de 45,91 milhões de dólares, e que a infra-estrutura vai ajudar a colmatar a lacuna entre a oferta e a procura de electricidade no país.
“O terceiro acordo, no valor de 6,68 milhões de dólares, permitirá ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) fornecer um apoio mais abrangente para melhorar a capacidade da polícia e das autoridades de investigação na prevenção, investigação, acusação e julgamento de crimes de terrorismo em terra e no mar”, disse ele.
Fonte: Mais África
0 Comentário(s) Comentar