Japão anuncia 55 milhões de dólares para novo projecto de cooperação em Moçambique

Para implementá-los, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e o embaixador do Japão em Moçambique, Hamada Keiji, assinaram esta sexta-feira, 8 de março, três acordos de doação, em forma de “troca de notas”.

“Os acordos estabelecem o fornecimento de viaturas às forças policiais moçambicanas para melhorar o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, bem como impulsionar o desenvolvimento da Central Térmica de Nacala”, disse o diplomata japonês.

No seu discurso, Keiji explicou que o projecto de fornecimento de viaturas à Polícia da República de Moçambique (PRM) e ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) está orçado em 2,51 milhões de dólares e vai aumentar a capacidade de intervenção no norte do país para combater o terrorismo.

“A província de Cabo Delgado acolhe um dos maiores projectos de desenvolvimento de gás natural liquefeito (GNL), no qual também estão a investir empresas japonesas. Acreditamos, portanto, que esta ajuda contribuirá para a estabilidade e o crescimento de Moçambique”, afirmou.

Relativamente à construção da Central Térmica de Nacala, cujo primeiro acordo de financiamento foi assinado em 2019, o responsável esclareceu que foi rubricada uma adenda, no valor de 45,91 milhões de dólares, e que a infra-estrutura vai ajudar a colmatar a lacuna entre a oferta e a procura de electricidade no país.

“O terceiro acordo, no valor de 6,68 milhões de dólares, permitirá ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) fornecer um apoio mais abrangente para melhorar a capacidade da polícia e das autoridades de investigação na prevenção, investigação, acusação e julgamento de crimes de terrorismo em terra e no mar”, disse ele.

Fonte: Mais África

 

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário