Jornalistas angolanos preocupados com "querela judicial" sobre o Novo Jornal

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) diz recear que “a querela judicial” sobre a propriedade do Novo Jornal possa resultar na perda da independência desse orgão e dos seus jornalistas.

No media source currently available

O secretário geral Teixeira Cândido afirmar recear que possa haver “uma degradação da independência do jornal e que as liberdades dos profissionais possam ficar afetadas”.

Este temor surge após o empresário Álvaro Sobrinho ter remetido ao Tribunal da Comarca de Luanda uma providência cautelar solicitando a titularidade do Novo Jornal até então controlado pelo seu irmão Emanuel Madaleno.

No media source currently available

A companhia Wyde Capital em comunicado deu a conhecer a substituição do diretor.

A Voz da América contatou Armindo Lauriano, director do jornal, supostamente destituído, que prometeu pronunciar-se mais tarde.

Em comunicado publicado no site do Novo Jornal, o empresário Emanuel Madaleno diz não ter sido informado nem ter tido a oportunidade de se defender, da providência cautelar que determinou o seu afastamento da publicação.

A nota acrescenta que, desde 2016, a marca Novo Jornal é propriedade da Sociedade Tolerancia, AS. empresa do Grupo Nova Vaga, tendo deixado de pertencer ao grupo Wyde Capital e New Midia Angola, duas sociedades anónimas.

O dirigente do sindicato dos jornalistas alertou para a possibilidade de sociedade angolana perder “um espaço púbico privilegiado, um veículo de exercício da cidadania”.

“A nossa democracia em última instância ficaria prejudicada se desta querela judicial sobre a titularidade do orgão pudesse resultar no prejuízo para a sua independência e para a liberdade dos profissionais”, conclui Teixeira Cândido

Refira-se mais de 20 jornalistas trabalham no Novo Jornal.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário