Líderes mundiais lembram "político visionário" Henry Kissinger

 

Líderes mundiais lembram "político visionário" Henry Kissinger

Vários líderes mundiais enalteceram hoje o legado do ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger, que morreu na quarta-feira, lembrando-o como "político visionário" e "grande diplomata".

O presidente russo, Vladimir Putin, expressou as suas condolências pela morte de Henry Kissinger, num telegrama enviado à viúva do ex-chefe da diplomacia dos EUA divulgado pelo Kremlin, lembrando-o como um político visionário de grande autoridade em todo o mundo.

"Morreu um diplomata muito notável, um estadista sábio e visionário, que durante muitas décadas gozou de autoridade merecida em todo o mundo", refere o telegrama.

Na nota, Putin realçou que Kissinger, com quem se encontrou em mais de 20 ocasiões, sempre defendeu "uma política externa pragmática", que "lhe permitiu alcançar a redução da escalada das tensões internacionais".

"E alcançar importantes acordos soviético americanos que contribuíram para o fortalecimento da segurança global", acrescentou.

O presidente russo lembrou que teve a oportunidade de falar com Kissinger - que destacou como "homem profundo e extraordinário" - em inúmeras ocasiões: "Sem dúvida, guardarei dele as melhores lembranças".

Putin, que sempre dedicou palavras calorosas ao ex-chefe da diplomacia norte-americana, recebeu Kissinger pela última vez em 30 de junho de 2017.

Outros altos funcionários e políticos russos sublinharam que, ao contrário dos atuais líderes ocidentais, Kissinger foi capaz de chegar a um acordo com os seus oponentes sem recorrer a ameaças ou sanções.

Kissinger propôs em 2022 que a Ucrânia concordasse em regressar ao 'status quo' de 2014, o que significaria desistir da península anexada da Crimeia e de parte do Donbass, o que foi rejeitado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Da Ucrânia surgiu uma declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros, que na rede social X (ex-twitter) considerou que o "legado intelectual" de Kissinger "continuará a influenciar" a "diplomacia e a ordem mundial", mesmo após a sua morte.

"O seu legado intelectual continuará a influenciar a compreensão da diplomacia e da ordem mundial", escreveu o ministro Dmytro Kouleba.

Por seu lado, o chanceler alemão Olaf Scholz saudou o "compromisso significativo" de Henry Kissinger para com a amizade entre a Alemanha e os Estados Unidos, acrescentando que o mundo perdeu "um grande diplomata".

Henry Kissinger, que fugiu da Alemanha nazi para se instalar com a família nos Estados Unidos, "permaneceu sempre ligado ao seu país natal", acrescentou o chanceler na sua conta na rede social X.

Também o presidente israelita expressou as suas condolências pela morte do ex-secretário de Estado dos EUA, elogiando-o como um grande diplomata que amava Israel.

"Henry Kissinger foi um dos maiores diplomatas. Um adolescente judeu que fugiu dos nazis e se tornou um gigante que moldou a política mundial com suas próprias mãos e mente", disse Herzog, num comunicado divulgado pelo seu gabinete.

O ex-secretário de Estado norte-americano, figura incontornável da diplomacia mundial durante a Guerra Fria, morreu na quarta-feira, aos 100 anos.

Kissinger, que dominou a política externa dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford, manteve-se ativo até ao fim da vida, apesar da idade avançada.

O lendário e controverso diplomata visitou, em julho, já com 100 anos, a China, onde se encontrou com o presidente do país, Xi Jinping.

As opiniões do antigo diplomata sobre assuntos da atualidade, como a invasão da Ucrânia pela Rússia e os riscos da inteligência artificial, têm sido frequentemente citados nos meios de comunicação social.

Leia Também: Kissinger, o controverso secretário de Estado dos EUA na Guerra Fria

Transferência de crédito: Reduza a taxa de esforço ao transferir o seu crédito habitação!

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Para ver... e apostar. Os jogos que vão marcar a semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário