Lula defende reformas nos organismos multilaterais em encontro com FMI

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje a necessidade de uma reforma nas organizações multilaterais num encontro com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

"Boa conversa com a directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sobre desenvolvimento com inclusão social e a retomada da redução da pobreza no mundo", escreveu Lula da Silva na rede social X (antigo Twitter).

"Também falamos da necessária reforma do FMI, para termos um Fundo Monetário Internacional mais representativo do mundo actual e capaz de ajudar os países que precisam recorrer ao FMI em melhores condições", acrescentou.

Lula da Silva publicou uma foto ao lado da directora do FMI e da ex-chefe de Estado brasileira e actual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff.

O NBD é conhecido como Banco dos Brics (sigla para nomear o grupo de países emergentes fundado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Georgieva participou na semana passada em São Paulo na cimeira dos ministros das Finanças e Bancos Centrais do G20 - que reuniu ministros e autoridades dos países daquela organização, que, em 2024, é presidida pelo Brasil -, assim como o ministro das Finanças português, Fernando Medina, e a ministra das Finanças angolana, Vera Daves.

O Brasil convidou Portugal, Angola, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura para observadores do G20 em 2024.

No âmbito da reunião do G20, a directora-geral do FMI elogiou o rumo que o Governo de Lula da Silva tem adoptado, bem como algumas das reformas que tem promovido nas áreas social e económica, todas elas consideradas pela representante da organização "boas notícias para a economia".

Georgieva também valorizou a decisão do Governo brasileiro de combinar estas reformas com uma defesa firme da preservação do meio ambiente e o forte compromisso de Lula da Silva com planos de desenvolvimento económico e social, combinados com uma maior protecção da natureza e, especialmente, da região Amazónica. (RM-NM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário