Mais de 16 mil alunos beneficiam de salas condignas em Sofala 

Mais de 16 mil alunos passam a estudar em salas condignas na província de Sofala, cinco anos após a passagem do ciclone Idai, como resultado de construções e reconstruções  resilientes de infraestruturas escolares, após a passagem da  intempérie.

Em  Março de 2019, após a passagem do ciclone Idai, que deixou um rasto de destruição na cidade da Beira e causou a morte a centenas de pessoas,   foi estabelecido o mecanismo de recuperação de Moçambique.

O projecto passava  por ajudar a recuperar e construir, de forma resiliente,  nas zonas rurais e nas áreas afectadas. Como fruto desta iniciativa,  foram construídas oito novas escolas e reabilitadas outras dez. 

Este facto contribuiu para que,  mais de 16 mil alunos, passassem  a estudar em salas condignas, tal como na Escola primária Completa Agostinho Neto.

A  cerimónia oficial da entrega colectiva das infra-estruturas aconteceu esta quarta-feira, na cidade da Beira, para satisfação dos principais beneficiários, que estudavam em escolas longínquas. 

O mecanismo de recuperação de Moçambique visa, sobretudo,  melhorar as condições de vida das comunidades afectadas pelo Idai e  está a ser  implementado  pelo GREPOC.  

Importa referir que, no âmbito do programa, cerca de 173 mil pessoas já têm acesso a sete  novos mercados, seis centros de saúde e mais de mil casas construídas e reabilitadas. 

A cerimónia de entrega colectiva das infra-estruturas foi orientada pelo ministro das Obras Públicas, Carlos Mesquita,  que indicou que as escolas passam a oferecer um ambiente legítimo e acolhedor que simboliza resiliência e esperança. 

O programa conta com um orçamento de 72,2 milhões de dólares, apoiado por uma coligação de doadores de países europeus, asiáticos e do continente americano. 

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário