Malawi: Chakwera vai recandidatar-se às próximas eleições presidenciais 

O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, vai recandidatar-se nas eleições presidenciais de 16 de Setembro do próximo ano.

A intenção foi tornada pública após ser reeleito candidato presidencial, por unanimidade, na reunião extraordinária do Conselho Executivo Nacional do Partido do Congresso do Malawi MCP, havida, esta quarta-feira, na sede da formação política na cidade de Lilongwe.

O secretário-geral do partido, Eisenhower Mkaka, justificou a recandidatura de Chakwera pelas iniciativas de desenvolvimento que o actual chefe de estado implementou desde que foi eleito em 2020.

Mkaka disse que o MCP está preparado, firme e convicto de que vencerá as  próximas eleições gerais, pelo nível de cumprimento das actividades planificadas no quinquénio 2020/25.

O secretário-geral do partido governamental, o MCP, disse que a reunião magna, decidiu ainda que outras posições do partido, serão preenchidas na convenção desta formação política marcada para Agosto do presente ano.

O anúncio formal da candidatura de Lazarus Chakwera às presidenciais de Setembro do próximo ano, pode ser o fim da coligação com o seu vice-presidente Saulos Chilima, que é líder do Partido da Transformação Unida do Malawi (UTM).

Antevê-se um ambiente crispado entre Chakwera e Chilima, pois o vice-presidente teria dito em conferência de imprensa que havia um memorando entre os dois para uma alternância no poder, onde o actual vice-presidente seria o candidato presidencial nas próximas eleições sob o apoio da coligação, hoje liderada por Chakwera.

Chilima, líder do partido UTM que ajudou Chakwera a chegar ao poder por meio de uma coligação, já não pode mais concorrer para o cargo de vice-presidente pois a Constituição não lhe permite, por ter já cumprido dois mandatos nesta posição.

Ele, pode candidatar-se ao cargo de presidente, cuja esperança estava assente na actual coligação com o MCP.

Com este anúncio da recandidatura de Lazarus Chakwera, analistas políticos admitem a possibilidade de Chilima ser adversário directo do actual chefe de estado nas eleições de 16 de Setembro de 2025. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário