Malawi: Eleições gerais marcadas para 16 de Setembro do próximo

Comissão eleitoral do Malawi marca para 16 de Setembro do próximo ano, a data da realização das sétimas eleições, presidenciais, legislativas, das assembleias distritais e municipais.

Para a viabilização deste processo, o órgão eleitoral precisará de 187 milhões de dólares, para a campanha de educação cívica, recenseamento eleitoral, aquisição de material de votação entre outras necessidades.

O montante dividido em três parcelas, será retirado de três orçamentos nacionais, incluindo o do exercício financeiro de 2025-26.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições do Malawi, Chifundo Kachale, anunciou igualmente que o recenseamento eleitoral arranca no próximo dia 16 de Setembro deste ano, doze meses antes da realização das eleições gerais.

Estima-se que venham a ser criados 6.500 centros de recenseamento eleitoral em todo o país.

De acordo com os dados do Gabinete Nacional de Estatística, prevê-se que o universo de eleitores em 2025 seja de 10,9 milhões, contra 6.8 milhões inscritos para as últimas eleições realizadas em 2019.

Para o efeito a Comissão Eleitoral do Malawi está adquirir Dispositivos de Gestão Eleitoral e equipamento de tecnologia de informação e comunicação para assegurar o registo biométrico dos eleitores.

Para o escrutínio de Setembro do próximo ano, a Comissão Eleitoral do Malawi voltará a usar a contagem manual de votos, contra a electrónica que estava a ser exigida por um grupo de partidos políticos.

Chifundo Kachale, presidente da Comissão Eleitoral do Malawi explicou que o órgão usará a forma manual de transmissão de  resultados, por ter-se revelado a mais transparente e segura que não poderá levar o país para mais uma tensão pós eleitoral. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário