Malawi: Iniciativa americana  financia com USD 23 milhões  Plano Operacional de Combate à Malária

Iniciativa do presidente dos Estados Unidos da América contra a Malária financia com 23 milhões de dólares o Plano Operacional de Combate à Malária no Malawi.

O programa que será liderado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), terá como campo de acção a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da malária.

A iniciativa vai apoiar igualmente diversas intervenções, incluindo a distribuição de redes mosquiteiras tratadas para as mães grávidas e crianças, desenvolvimento de actividades de gestão de casos e  implementação de uma campanha nacional de imunização.

O Malawi foi contemplado neste programa, justificado pelo facto de ser um país pobre e exposto às calamidades naturais, devido às alterações climáticas, bem como o crescimento da população que agravam a pressão sobre o sistema de saúde.

Aliás, um comunicado do coordenador global de combate à malária nos Estados Unidos, aponta que o Malawi já está com um sistema de saúde frágil e sobrecarregado devido a alta taxa de crescimento populacional, daí a necessidade de financiamento.

Os activistas dos direitos de saúde, George Jobe e Maziko Matemba, elogiaram a iniciativa de financiamento, indicando que  o mesmo, trará uma contribuição positiva, numa altura em que o país luta para erradicar a malária.

De acordo com o World Health Disease Outlook for Malawi, divulgado em Agosto de 2023, o país registou perto de 4.4 milhões de casos de malária em 2021, levando a mais de 7.390 mortes. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário