Malawi: Inquérito declina governação de Chakwera

Nove em cada dez malawianos afirmam que a administração do presidente Lazarus Chakwera, não conseguiu restaurar a economia do país, num contexto de agravamento dos níveis de pobreza e de desemprego.

Um inquérito conduzido pelo Afrobarómetro, uma rede pan-africana e apartidária de investigação disse que 89 por cento dos entrevistados da amostra acreditam que a economia está na direcção errada. 

O relatório observou ainda que 16 por cento dos malawianos acreditam que a situação irá melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 63 por cento esperam que a situação piore durante o mesmo período.

Oito em cada 10 pessoas dizem que o governo teve um desempenho mau e muito mau na gestão global da economia, bem como na manutenção dos preços de produtos essenciais.

No relatório, o Afrobarómetro observa também que os choques externos mergulharam muitos sectores governamentais do Malawi na pobreza.

Pelo menos 74% das 1.200 pessoas entrevistadas em 2022 relataram que as suas condições de vida eram “muito más” ou “más”.

De acordo com o relatório, 37 por cento das pessoas vivem em situação de pobreza elevada.

38 por cento vivem em situação de pobreza moderada, e apenas 4 por cento dos cidadãos estão livres da pobreza.

As conclusões do inquérito coincidem com uma avaliação feita pelo Banco Mundial, segundo a qual os níveis de pobreza no Malawi aumentaram em mais de 70 por cento.

Reagindo ao relatório, o analista político da Universidade do Malawi, Ernest Thindwa, disse que as pessoas perderam confiança com o governo porque há uma falta de transparência por parte da liderança política sobre a forma como gere o serviço público em termos de prestação de serviços e recrutamento.

O relatório é divulgado numa altura em que a economia ainda não recuperou de múltiplos choques exógenos, como a pandemia de Covid-19, o impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia nas cadeias de abastecimento globais e o ciclone Freddy, que destruiu Campos agrícolas. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário