Malawi: ONU enaltece reformas de Chakwera

Organização das Nações Unidas (ONU) encoraja o presidente, Lazarus Chakwera, a prosseguir com reformas fiscais e sustentáveis, por estarem a levar o Malawi a restaurar a sua estabilidade macro-económica.

Falando na cidade de Lilongwe, numa reunião entre a ONU e o presidente Chakwera,  centrada na formulação do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU 2024-2028, a coordenadora desta organização para o Malawi, Rebecca Adda-Dontoh, afirmou que a economia do Malawi está  em franca recuperação.

Elogiou o chefe de estado malawiano, por estar a liderar uma política de implementação de mega fazendas no país, comercialização agrícola, criação de zonas económicas especiais e a iniciativa do mercado de carbono do Malawi.

Rebecca Adda-Dontoh saudou ainda a administração do governo do dia, por ter garantido o novo mecanismo de crédito alargado do FMI, que assegurou a abertura de muitas outras torneiras de ajuda externa, facto que alimentou o mercado cambial, aliviando a pressão sobre o kwacha, a moeda local.

Na ocasião, reiterou o compromisso da ONU em apoiar as reformas económicas inclusivas e sustentáveis ​​para acelerar o progresso rumo à prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e do Malawi 2063.

Reagindo aos pronunciamentos da ONU, o presidente do Malawi Lazarus Chakwera manifestou um apreço pela apreciação positiva das suas reformas e afirmou que os seus esforços, estão agora centrados no crescimento económico inclusivo, na agricultura, mineração, comércio, turismo e a diversificação da base económica.

O novo quadro de cooperação da ONU com o Malawi, estabelece um programa ambicioso para acelerar o desenvolvimento e está ancorado em quatro áreas estratégicas prioritárias.

O apoio ao crescimento económico diversificado, sustentável e inclusivo, o reforço da governação institucional, a garantia de investimentos e resultados sustentáveis ​​no desenvolvimento do capital humano e a adaptação a alterações climáticas, revertendo a degradação ambiental e apoio a transformação energética, são as áreas de cooperação. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário