Malawi: Organizações da sociedade civil, políticos e corpo diplomático enaltecem Informe sobre o Estado Geral da Nação

Organizações da sociedade civil, políticos e corpo diplomático, consideram que o informe sobre o Estado Geral da Nação apresentado pelo presidente Lazarus Chakwera no parlamento, inspira confiança para uma recuperação económica, a breve trecho.

Para o Comité Consultivo dos Direitos Humanos (HRCC), apesar dos desafios sócio-económicos que o país está enfrentar, Chakwera trouxe evidências e conseguiu dar uma perspectiva de um futuro promissor.

Elogiou ainda o presidente por ter trazido de volta a disciplina fiscal na gestão das finanças públicas e implementar reformas económicas, que ditaram a recuperação da confiança dos doadores e garantir investimentos do FMI, Banco Mundial, União Europeia e de outros parceiros, para o apoio directo ao orçamento nos próximos anos fiscais.

Por seu turno, o Presidente da Coligação de Defensores dos Direitos Humanos, Gift Trapence, disse que o chefe de estado abordou questões candentes, especificamente o combate à fome que assola o país.

Adiante, pede ao Presidente da República para tomar medidas radicais com vista a enfrentar os desafios económicos e combater a corrupção.

A vice-embaixadora americana no Malawi, Amy Diaz saudou o discurso, tendo afirmado que as reformas anunciadas para os Sistemas Integrados de Informação de Gestão Financeira são decisivas para a gestão das finanças públicas.

“Esperamos que reformas anunciadas sejam implementadas rapidamente, um dos requisitos para a Facilidade de Crédito Alargado do FMI, e nós saudamos e encorajamos as medidas tomadas” disse Amy Diaz, vice-embaixadora americana no Malawi.

Para o director executivo do Instituto Africano de Políticas de Desenvolvimento, Eliya Zulu, o informe foi inspirador, ao atacar a gestão das empresas públicas e pela decisão de que as contas bancárias de todas as empresas estatais e paraestatais deveriam ser domiciliadas no Banco Central do país.

O director nacional da Oxfam, Lingalireni Mihowa, elogiou Chakwera pela sua honestidade em reconhecer os desafios que o país enfrenta na implementação de medidas visando assegurar a estabilidade económica.

Reconhecimento igual veio do líder da oposição no parlamento malawiano Kondwani Nankhumwa que afirmou que  o informe projecta um progresso e avança promessas que devem passar da retórica para acções tangíveis.

O parlamento malawiano, esteve reunido nesta quinta-feira para analisar o informe sobre o estado da nação apresentado pelo presidente Lazarus Chakwera na passada sexta-feira.

Chakwera, voltará ao parlamento dentro de quinze dias para responder às perguntas dos deputados. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário