Malawi: Presidente Chakwera inaugura maior unidade de tratamento de Cancro

O Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, inaugura Centro Internacional de Tratamento de Cancro, um dos maiores empreendimentos hospitalares da África Austral com serviços de diagnóstico e radiação tecnologicamente avançados.

Com um investimento de 6,5 milhões de euros,  o International Blantyre Cancer Center é de capitais privados entre a Fundação Thomson e Barbara Mpinganjira e o Grupo OMCC de Luxemburgo.

O centro de cancro de última geração, dá esperança a milhares de cidadãos malawianos e de países vizinhos que, durante anos, tiveram de viajar, para a Índia, para terem acesso a tratamentos avançados contra o cancro.

O presidente do Malawi Lazarus Chakwera manifestou optimismo com a inauguração deste centro internacional, pois, está alcançado o seu sonho de, o país iniciar o tratamento da doença.

Para Chakwera, a luta contra o cancro nunca poderá ser vencida se toda a responsabilidade for deixada nas mãos do governo, numa altura em que o Malawi regista pelo menos 17 mil casos da doença por ano, dos quais 12 mil perdem a vida.

Na ocasião, o chefe de estado malawiano anunciou que através do Plano Nacional de Controlo do Cancro, o governo está a finalizar a construção de um outro Centro Nacional de Cancro na cidade de Lilongwe, para garantir que todos os malawiano padecendo desta doença não dependam de hospitais estrangeiros.

Nesta quarta-feira, o estadista malawiano inaugurou ainda o Centro de Inovação Universitária, na Universidade de Negócios e Ciências Aplicadas do Malawi, destinado a criar oportunidades para jovens rurais com ideias inovadoras.

Para Chakwera, o centro financiado pelo PNUD com  dois milhões de dólares, abre uma nova era para que o ensino superior ajude na transformação de ideias inovadoras em realidade. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário