Malawi: Presidente lança projecto de construção de 10.900 salas de aula

Presidente Lazarus Chakwera lança projecto de construção de 10.900 salas de aula, no âmbito do Programa de Reforma Educacional do Malawi.

Implementado pelo Governo do Malawi e Banco Mundial com a Parceria Global para a Educação, entre outros parceiros, o programa visa tirar o maior número de crianças que estudam ao relento para salas condígnas.

O programa criará empregos para mais de 4.000 professores do ensino primário e um fundo para o fornecimento de ajuda sócio-económica aos educadores em zonas rurais.

Numa segunda fase tal como anunciou o presidente Chakwera, serão construídas dez mil casas para os professores.

Segundo o chefe de estado malawiano, a edificação destas residências, tem por objectivo dar ao professor os recursos necessários para que ofereça uma educação formal de qualidade. 

O lançamento deste programa ambicioso, surge dois dias depois de, o presidente do Malawi ter anunciado o recrutamento de 2 681 novos professores e promovido 9753 docentes.

Com estas novas contratações, o sector da educação no Malawi, está a um passo para assegurar o rácio, professor/40 alunos.

Noutros desenvolvimentos sobre o Malawi, o ministro das finanças e assuntos económicos, apresentou na última sexta-feira no parlamento, o orçamento do estado para o exercício económico 2024/25, de cerca de seis biliões de kwachas.

Simplex Chithyola Banda afirmou que a economia do país crescerá em 3,6% e prevê-se que a inflação reduza dos actuais 35% para 23,4%.

O maior bolo foi para o sector da agricultura, por ser aposta do governo, incentivar a área através de mega fazendas para garantir a segurança alimentar no país.

Vários parceiros de desenvolvimento incluindo a União Europeia, saudaram o orçamento e afirmaram ser optimista, pois revela o resgate do desenvolvimento económico do Malawi. ( RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário