Malawi regista aumento de níveis de pobreza

Malawi registou em 2023, um aumento dos níveis de pobreza para 71,7%.

Os dados constam do último relatório de monitoria económica do Malawi, produzido pelo Banco Mundial.

De acordo com o documento, a situação é agravada pelo facto de, a maioria das famílias pobres do Malawi, estarem a sobreviver na base de trabalhos precários, cujo rendimento diário não ultrapassa 3 mil kwachas, cerca de 105 meticais.

O Banco Mundial manifestou cepticismo  quanto ao impacto que o aumento do salário mínimo anunciado recentemente pelo governo, de 50.000 kwachas/mês para 90.000 kwachas, cerca de 3500 meticais, possa gerar na vida dos beneficiários.

O relatório de monitoria económica do Malawi, sucede a um outro relatório também do Banco Mundial, denominado o Memorando Económico do Malawi, lançado em Dezembro do ano passado, o qual mostra que, apesar de o país abrigar apenas 0,24 por cento da população mundial, Malawi possui  2 por cento da população extremamente pobre do mundo.

Contudo, o Banco Mundial afirma que embora o Malawi tenha registado progressos no desenvolvimento humano, tais como a esperança de vida, o acesso à educação e à saúde ao longo dos anos, as acções de redução da pobreza estão ainda muito aquém do desejado.

O relatório observa igualmente que o crescimento económico lento está na origem das elevadas taxas de pobreza persistente.

O secretário do tesouro do Malawi Betchani Tchereni, afirmou que o tesouro está alocar financiamento para produção, substituição de importações e intervenção em áreas sociais de alto impacto.

“Por exemplo, o nosso orçamento para o ano financeiro 2024-25 centra-se em novas áreas, incluindo o estabelecimento da Empresa Mineira incorporada na Malawi Development Corporation Holdings Limited, mega-fazendas, colheitas de inverno, escolas secundárias de alta classe e desenvolvimento de infra-estruturas entre outros”, disse Tchereni.

No seu discurso sobre o Estado Geral da Nação, o presidente Lazarus Chakwera reconheceu que o Malawi é uma nação mergulhada em dificuldades e isso exige seriedade na gestão da coisa pública. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário