Mbilana defende remarcação do arranque recenseamento eleitoral

Especialista em Direito Eleitoral, Guilherme Mbilana sugere remarcação do arranque do recenseamento eleitoral para Março a Abril . Mbilana junta-se, assim, aos partidos políticos da oposição, que também entendem que a data proposta pela CNE coincide com o pico da época chuvosa, o que poderá comprometer o processo.

O país colhe, este ano, as sétimas eleições gerais, e o recenseamento eleitoral vai decorrer de 01 de Fevereiro a 16 de Março, período que coincide com a época chuvosa e ciclónica, facto que já foi contestado pelos partidos da oposição, nomeadamente a Renamo e o MDM, pelo risco de comprometer o processo.

O especialista em Direito Eleitoral, Guilherme Mbilana, junta-se a estes partidos, lembrando que há experiências passadas e que deram certo de recenseamento eleitoral realizado fora da época chuvosa.

“Tivemos a experiência do ano passado; tivemos a experiência de 2019, nas sextas eleições gerais, em que foi de 01 de Abril a 15 de Maio, não houve problema de ordem alguma. A questão não é escolher datas, tem de se saber o que está por detrás da escolha de uma determinada data. Julgo que há condições para a remarcação do recenseamento eleitoral e isso não ia afectar as eleições para o período, por exemplo, de Março a Abril”, defende Guilherme Mbilana.

Mbilana chama atenção ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral e à Comissão Nacional de Eleições para uma melhor reflexão na marcação de datas de quaisquer eventos eleitorais.

“Acho que é preciso um repensar profundo em relação a isso, uma vez que o recenseamento eleitoral é crucial para o próprio sufrágio eleitoral. É crucial uma vez que, sem que o cidadão esteja devidamente inscrito como eleitor, ele não pode gozar do direito de voto”, apelou. A 09 de Outubro do ano em curso, o país vai eleger o próximo Presidente da República, próximo Parlamento e membros das assembleias provinciais.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário