Mercado movimentou mais dinheiro em Dezembro

 

O DINHEIRO físico a circular no mercado moçambicano registou um aumento de 10,6 por cento no espaço de um mês, fechando Dezembro em 78.270 milhões de meticais.

De acordo com o relatório estatístico do Banco de Moçambique (BdM), o dinheiro em circulação no país no final de Dezembro de 2023 correspondia a quase 243,2 milhões de notas e 553,1 milhões de moedas, e compara com o valor total de 70.775 milhões de meticais que circulavam no final de Novembro.

Apesar deste crescimento no espaço de um mês, o dinheiro em circulação no final de 2023 ainda ficou 2,3 por cento abaixo face aos 80.870 milhões de meticais que circulavam no país em Dezembro de 2022.

A retirada de dinheiro de circulação é uma prática habitual da política monetária contraccionista, de redução da oferta de moeda, normalmente utilizada pelos bancos centrais para conter a subida de preços.

De acordo com o documento consultado pela Agência Lusa, a nota de 20,00 meticais foi, em Dezembro passado, a que mais circulou em Moçambique, com uma quantidade de 47,8 milhões de unidades, enquanto nas moedas a de 0,50 meticais liderou, com 122,8 milhões de unidades.

Moçambique registou uma inflação acumulada de 5,30% em 2023, tendo crescido mais 1,29 por cento no mês de Dezembro, face a Novembro, de acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE indicam que Moçambique “registou uma subida do nível geral de preços na ordem de 5,30%” a 12 meses, de Janeiro a Dezembro.

“A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas teve maior subida de preços, ao contribuir com 3,34 pontos percentuais positivos”, descreve o INE no Índice de Preços no Consumidor (IPC).

Acrescenta que ao analisar a variação acumulada por produto, “importa destacar a subida dos preços do peixe seco, do milho em grão… Leia mais…

Fonte: Jornal Notícias

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário