Missão em gruta açoriana para simular lua "abre portas" a futuras missões

 

https://media-manager.noticiasaominuto.com/960/naom_65663a5fcd194.jpg

Ana Pires, comandante da missão Camões e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), disse a jornalistas que a experiência na Gruta do Natal torna "possível explicar o que acontece em termos de fisiologia humana, que conforto se teve com os fatos e o que é necessário em termos de logística, como comida, higiene, trabalho de campo ou obter dados em tempo real".

O grupo de sete cientistas, de várias nacionalidades, procedeu à recolha de amostras de rochas e fez experiências com técnicas de armazenamento em gelo e congelação com azoto líquido.

"Para a parte da astrobiologia é importante ter as amostras bem conservadas", disse Ana Pires, adiantando que os resultados da missão vão ser publicados em livro.

Os investigadores criaram também um modelo a três dimensões da gruta "para se poder integrar todas as disciplinas e tudo o que se estudou", disse a comandante da missão, que pretendeu também demonstrar as potencialidades dos Açores para experiências de simulação de ambientes extremos e estabelecer pontes com investigadores da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

No exterior da gruta, uma equipa de especialistas em espeleologia, vulcanismo, microbiologia, geoquímica e medicina espacial atuou como controlo da missão, com a colaboração da associação Os Montanheiros, que gere a Gruta do Natal, da Proteção Civil dos Açores e da Cruz Vermelha.

Leia Também: PR chamou partidos dos Açores para se envolver nos assuntos regionais

Crédito habitação: A melhor proposta é a que mais se adequa a si. Vamos descobrir qual?

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Para ver... e apostar. Os jogos que vão marcar a semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário