Moçambique e Ruanda querem acordo de partilha de informações processuais

Moçambique e o Ruanda querem estabelecer um quadro legal para permitir que os órgãos de administração da justiça dos dois países possam partilhar informações que facilitem a tramitação de processos.

O quadro legal que se pretende estabelecer vai fundamentalmente permitir a troca de informações sobre cidadãos que residam num dos países, quer sejam Moçambicanos ou Ruandeses.

A intensão consta da proposta de resolução que ratifica o acordo sobre a assistência mútua legal, em matéria criminal, entre Moçambique e o Ruanda, um documento aprovado esta quinta-feira, na generalidade, pela Assembleia da República.

A Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, explicou que esta proposta de resolução não vai prejudicar nenhum cidadão Moçambicano nem Ruandês.

O debate sobre esta matéria dividiu as bancadas parlamentares, sendo que a Renamo e o MDM alegam que o acordo tem interesses obscuros.

Alegam, ainda, que pode estar relacionado com o apoio que o Ruanda está a prestar a Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

A Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos esclareceu que Moçambique já firmou este tipo de acordo com vários países. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário