Moçambique: Registo de cartões de telemóveis passa a ser obrigatoriamente com dados biométricos

O Instituto Nacional de Comunicaçãoes vai iniciar, no segundo semestre deste ano, o registo obrigatório de cartões de telemóveis com dados biométricos, uma medida que diz que se destina ao combate de crimes.

"Na hora do registo, o subscritor passa os seus dados biométricos, no caso impressões digitais e reconhecimento facial, para além de exibir documentos de identificação válidos, como bilhete de identidade, carta de condução, passaporte, autorização de residência, entre outros", diz o INCM.

A captura de dados biométricos, diz o Instituto, vai "permitir a fácil identificação dos autores de crimes no setor".

Segundo aquela entidade, o país regista, de um modo geral, "mensalmente, em média, cinco mil burlas e fraudes que atentam contra a segurança de rede de telecomunicações”, pelo que “o uso de biometria visa permitir a fácil identificação dos criminosos".

Esta semana Instituto iniciou uma fase piloto para a implementação das novas regras, que vai até 16 de Junho.

"A partir de 2025, os subscritores que não regularizarem o registo de cartões SIM correm o risco de ver os seus cartões bloqueados," adverte o INCM.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário