Níger: UE lamenta decisão de junta de cancelar acordo sobre missões

"A União Europeia lamenta a decisão da Junta de denunciar o acordo que estabelece a base jurídica para o destacamento da missão EUCAP Sael Níger e da missão de cooperação militar EUMPM. A UE retirará as necessárias consequências operacionais", salientou o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell, em comunicado.

"Em onze anos de presença no Níger, a EUCAP Sahel Níger apoiou as forças de segurança interna, a pedido das autoridades, na luta contra o terrorismo, a criminalidade organizada e a migração ilegal. A Comissão pôde mobilizar cerca de 130 agentes de polícia disponibilizados pelos Estados-membros da UE".

A EUMPM Níger, lançada recentemente a convite de Niamey, foi concebida para apoiar o exército do Níger na sua luta contra o terrorismo.

A missão EUCAP Sahel Níger formou mais de 20.000 elementos das forças de segurança interna e contribuiu ativamente para o desenvolvimento da estratégia nacional de segurança interna do Níger.

O regime militar que emergiu de um golpe de Estado no Níger anunciou na segunda-feira o fim de duas missões de segurança e defesa da UE no país.

A UE suspendeu toda a cooperação em matéria de segurança e defesa imediatamente após o golpe de Estado de julho no país africano.

Leia Também: Pelo menos 85 civis mortos por engano em ataque de militares nigerianos

Crédito habitação: A melhor proposta é a que mais se adequa a si. Vamos descobrir qual?

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário