Novo presidente da Comissão da União Africana será da Região Oriental

O próximo presidente da Comissão da União Africana (CUA), a ser eleito em Fevereiro de 2025, deverá ser proposto pela Região Oriental de África, altura em que Angola vai assumir, pela primeira vez, a liderança da União Africana (UA).

A decisão foi tomada na última Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da UA, realizada na sexta-feira, em Adis Abeba, na qual a delegação angolana foi chefiada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.

De acordo com uma nota de imprensa da Representação Permanente de Angola junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), a reunião deliberou igualmente que a Região Norte deverá indicar o candidato para o cargo de vice-presidente da CUA, órgão executivo da União Africana.

As demais regiões de África (Central, Austral e Ocidental) deverão indicar 2 (dois) candidatos, no mínimo, para as 6 pastas de comissário da organização continental, respeitando o princípio da rotatividade inter-regional e da proporcionalidade do género, acrescenta a nota.  

Desde a transição da Organização da Unidade Africana (OUA) para União Africana (UA), em 2002, foram realizadas 5 (cinco) eleições para membros da comissão. A primeira foi referente ao mandato de 2003 a 2008. A actual, eleita em 2021 deverá concluir o seu mandato em 2025. 

O Representante Permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Bembe, igualmente embaixador de Angola na Etiópia e integrou a delegação angolana na 22ª Sessão Extarordinária do Conselho Executivo da UA. (RM-Angop)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário