Nyusi empossa Manuel Tule como governador da Província de Maputo e exige trabalho

Tomou posse, esta segunda-feira, o novo governador da Província de Maputo. Chama-se Manuel Tule e ascendeu ao cargo em substituição de Júlio Parruque, que, a partir desta quarta-feira, será investido como Presidente da autarquia da Matola.

À data da sua nomeação, Manuel Tule, professor de carreira, era chefe da bancada da Frelimo na Assembleia Provincial de Maputo, cargo para o qual foi eleito como número dois da lista do seu partido, em 2018.

Por outras palavras, o novo governador da Província de Maputo estava afecto a um órgão fiscalizador. E, “agora, passa para um órgão executivo (…)”, disse o Presidente da República, alertando que, “no lugar de fiscalizar”, Manuel Tule “vai executar (tarefas) e ser fiscalizado (…)”.

Filipe Nyusi recordou, igualmente, as tarefas que cabem a Tule, das quais “supervisionar os serviços de governação descentralizada na província, orientar os instrumentos de planificação e orçamento e os respectivos balanços, executar e zelar pelas deliberações da Assembleia Provincial”.

Além disso, caberá ao novo governador acompanhar, em coordenação com o secretário de Estado na Província de Maputo, medidas preventivas ou de socorro em caso de ocorrência de acidentes graves ou eventos extremos, disse o chefe de Estado.

“A governação participativa e a descentralização no país ainda são edifícios em construção. Por isso, nessa empreitada não deve haver espectadores. Cada um de nós é chamado a desempenhar um papel preponderante, o que passa necessariamente pelo estudo e domínio do pacote sobre a descentralização”, explicou Nyusi.

Tule terá, também, de acordo com o Presidente da República, de conhecer e dominar a organização e o funcionamento dos órgãos de governação descentralizada, bem como “apontar, com honestidade, o que está mal e pode e deve ser melhorado, bem como interagir constantemente com várias entidades”.

“Exige mais coordenação e articulação” sobre “os programas e actividade de modo a garantir melhores resultados e soluções dos problemas da população da Província de Maputo e aprimorar o relacionamento com as forças vivas da sociedade”, como por exemplo camponeses, sector privado, classe empresarial, entre outros.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário