O UNICEF e União Europeia apoiam na formação profissional para jovens e adolescentes em Cabo Delgado

Metuge, Cabo Delgado - "Aprendi muitas coisas novas e espero um dia regressar à minha comunidade em Quissanga assim que a situação melhorar", disse Ricardo Alberto, de 24 anos de idade, que vive actualmente na comunidade de acolhimento de Nicavaco, no distrito de Metuge, depois de ter sido forçado a abandonar a sua comunidade no norte da província de Cabo Delgado, devido à insurgência perpetrada por Grupos Armados Não-Estatais (NSAGs).

A pobreza, o analfabetismo e as elevadas taxas de desemprego entre os jovens foram identificados como factores de risco com grande potencial para os jovens serem recrutados por grupos terroristas. Como forma de responder a este cenário, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio da União Europeia, tem vindo a implementar uma iniciativa de alfabetização e formação profissional para jovens e adolescentes no distrito de Metuge, com particular atenção aos centros de acomodação. "Estou muito feliz por ter participado neste curso. Os jovens desta comunidade acolheram-me e fizemos amizades fortes", disse Ricardo, que beneficiou do curso de carpintaria, e é um dos 200 jovens que se formaram nos diferentes centros.

O objetivo desta iniciativa é proporcionar aos jovens e adolescentes um espaço de interação, de aprendizagem e de aquisição de competências de vida e profissionais, para que possam fazer escolhas saudáveis e reduzir o potencial de adesão a NSAGs.

"Quando chegar a Quissanga, vou abrir a minha própria carpintaria e produzir objectos para uso doméstico para vender. Vou também juntar outros rapazes e raparigas para trabalharem comigo e vou ajudá-los a ganhar algum dinheiro para se poderem sustentar a si próprios e às suas famílias", concluiu Ricardo.

 

Fonte: UNICEF

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário