Oceanos do mundo atingem temperaturas recordes em fevereiro

Os oceanos do mundo atingiram temperaturas recordes em Fevereiro, de acordo com o último relatório da agência de alterações climáticas da União Europeia, Copernicus.

Confirmou na quinta-feira que a temperatura média da superfície do mar no mês atingiu 21,06 graus Celsius, superando o recorde anterior de 20,98 C estabelecido em agosto do ano passado.

A agência disse que fevereiro terminou com a temperatura média diária da superfície do mar atingindo um “máximo absoluto” de 21,09 graus Celsius.

E não foi melhor em terra. O novo recorde marinho surge no momento em que Copernicus declarou o mês passado como o mês de fevereiro mais quente já registado a nível mundial.

A temperatura média do ar foi de 13,54 graus, ou seja, 0,12 graus superior à do mês de fevereiro mais quente de 2016.

Para os cientistas que tentam salvar habitats e espécies oceânicas em todo o mundo, o novo relatório não é uma surpresa.

“Sabemos que todo o período global foi o mais quente já registrado. E isto está ligado ao aumento das concentrações de gases com efeito de estufa, e há um certo impulso com o El Niño”, disse o Dr. Akshay Deoras, cientista climático do Centro Nacional de Ciência Atmosférica da Universidade de Reading.

Mas ele disse que o El Niño não é a única causa por trás disso.

Embora tenha mantido as temperaturas elevadas, começa agora a enfraquecer no Pacífico equatorial – o centro da ação do sistema meteorológico.

Os últimos relatórios, no entanto, mostram que as temperaturas estão a aumentar na terra e na água, independentemente do sistema meteorológico.

Deoras acredita que as temperaturas estão claramente ligadas ao aquecimento global causado pelo aumento das emissões de gases com efeito de estufa.

Também preocupante é o facto de outros oceanos também estarem a aquecer.

“Como estamos tendo o El Niño no Pacífico, esperaríamos que fosse muito quente, e realmente é. Mas, ao mesmo tempo, estamos a registar este tipo de aquecimento massivo no Atlântico, no Atlântico tropical e também em partes do Oceano Índico”, disse ele.

Isto poderá ter consequências devastadoras a longo prazo para os seus ecossistemas, especialmente para os recifes de coral tropicais no hemisfério sul.

De acordo com Copernicus, o aumento médio de 1,56 na temperatura nos últimos 12 meses mostra que o mundo já está a violar a sua tentativa de limitar o aquecimento a 1,5 Celsius acima dos níveis pré-industriais. (RM-Anews)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário