Óleo, açúcar e sabão mais caros desde início do mês

O açúcar, o óleo e o sabão estão mais caros, na Cidade de Maputo. O  quilograma de açúcar, por exemplo, que custava 75 a 80 meticais agora o preço chega a variar entre 95 a 100 meticais. Esta subida de preços acontece num contexto em que terminou o período de isenção do IVA nestes produtos.

Segundo explicam os comerciantes, a subida dos preços dos produtos nacionais regista-se desde este mês de Janeiro, entretanto dizem não entender as razões do agravamento a partir dos locais onde adquirem. 

Os clientes consideram os novos preços sufocantes para os seus bolsos. 

Sobre o assunto, o economista Edgar Chuzi explica que o agravamento dos preços do óleo, açúcar e sabão pode estar relacionado à reintrodução da cobrança do Imposto sobre Valor Acrescentado sobre estes produtos, visto que a isenção do IVA terminou no mês de Dezembro. 

Além do óleo, açúcar e sabão , os comerciantes garantem que os preços dos restantes produtos de primeira necessidade mantêm-se estáveis.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário