OMM concede a Moçambique USD7.5 milhões para programa de Aviso Prévio e Sistemas de Observação

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera positiva a participação de Moçambique, em Dubai, na COP 28, pois o país conseguiu mobilizar recursos para programas de mitigação das mudanças climáticas.

O Chefe do Estado disse, no balanço com a comunicação social, que a participação de Moçambique está a produzir resultados, destacando-se a concessão de 7.5 milhões de dólares pela SOFF da Organização Mundial de Meteorologia para o programa de aviso prévio e sistemas de observação.

Nyusi afirmou ainda que o país conseguiu capitalizar interesses de parceiros e empresários, frisando que nesta COP 28 Moçambique emergiu como um actor relevante com acções concretas e uma visão clara na agenda global sobre o clima, paz e segurança.

O país capitalizou o papel de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em que definiu também a área do clima como pelouro da acção do governo.

Moçambique teve a sua intervenção de fundo em que insistiu na COP 28 na necessidade de uma acção urgente para proteger a natureza e a humanidade, na necessidade de compromissos políticos de todos os países na batalha conjunta contra as mudanças climáticas.

O Chefe do Estado apelou igualmente, em diferentes fóruns, aos países industrializados para que deem apoio aos países em vias de desenvolvimento que menos danos fazem ao ambiente.

Moçambique manifestou a sua preocupação para que haja uma acção conjunta, citando os danos que o país sofreu com os ciclones idai freddy e kanneth.

No lançamento da Estratégia de Transição Energética foi rubricado um acordo, que visa melhorar o desempenho energético nacional.

Na COP 28, o Chefe do Estado participou como convidado de honra no lançamento da iniciativa Credios Verdes, promovida pelo Primeiro-Ministro da Índia.

Filipe Nyusi participou também num evento como membro de um Clube de Protecção Selvagem.

Presidente da República, Filipe Nyusi, a afirmar que a participação de Moçambique na COP 28, em Dubai, foi positiva.

Moçambique, Zimbabwe e o Botswana estão a registar avanços na cooperação nos transportes ferroviários, estando a estudar a conexão entre os três países, anunciou em Dubai o Presidente da República, Filipe Nyusi.

O Chefe do Estado afirmou que os três países da SADC tiveram uma mini-cimeira, em Dubai, à margem da COP 28, em que abordaram a funcionalidade das linhas de Machipanda e do Limpopo, para facilitar a conexão entre Zimbabwe, Moçambique e Botswana.

Pretende-se com a iniciativa melhorar o transporte de mercadorias para os três países. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário