OMS alerta para agravamento de casos de cólera na África Oriental e Austral

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, ontem, que em Janeiro houve um aumento “grave dos casos de cólera” em dez países da África Oriental e Austral, incluindo Moçambique, e alertou para o risco de uma epidemia.

Segundo a OMS, os países mais afectados são a Zâmbia e o Zimbábue, enquanto Moçambique, a Tanzânia, a República Democrática do Congo, a Etiópia e a Nigéria registaram surtos activos de cólera, com um total de 26.000 casos e 700 mortes.

A OMS explica que as alterações climáticas e os conflitos estão a alimentar o fogo. Inundações, ciclones e secas reduzem o acesso à água potável e criam um ambiente ideal para o desenvolvimento da cólera.

Na Zâmbia, a vacinação contra a cólera começou nas comunidades mais afectadas, com o objectivo de vacinar 1,7 milhões de pessoas, enquanto no Zimbabué a cobertura está prevista para 2,3 milhões de pessoas.

Estas campanhas de vacinação, de acordo com a organização, representam um esforço importante no qual a OMS está a colaborar, porque as reservas internacionais de vacinas contra a cólera são escassas.

Por isso, considerou também que devem ser analisadas soluções que incluam um melhor acesso à água potável, higiene e instalações sanitárias, bem como um diagnóstico e tratamento de qualidade.

Em Moçambique, segundo o mais recente boletim sobre a progressão da doença, elaborado pela Direção Nacional de Saúde Pública e com dados até 31 de Janeiro, estava contabilizado um acumulado de 10.859 casos de cólera desde 01 de Outubro de 2023.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário