ONU destaca lições da Covid-19 no Dia Internacional de Preparação para Epidemias

Neste 27 de dezembro, a ONU marca o Dia Internacional de Preparação para Epidemias reforçando que o mundo se deve preparar e agir com base nas lições aprendidas com a Covid-19.

Em mensagem para a data, o secretário-geral lembra que embora a contaminação pelo coronavírus não seja mais a emergência de saúde pública internacional, seus efeitos persistem. 

Danos da Covid-19

António Guterres cita o dano econômico infligido pela pandemia, o impacto nos sistemas de saúde e as milhões de crianças que estão ameaçadas por doenças após não receberem vacinação infantil rotineira. 

Ele ainda destaca que três anos após o desenvolvimento das primeiras vacinas para Covid-19, bilhões de pessoas permanecem desprotegidas. Assim, o chefe da ONU afirma que “quando a próxima pandemia chegar, precisamos fazer melhor”, ressaltando que “ainda não estamos preparados”. 

O secretário-geral afirma que, em conjunto, o mundo deve aprimorar a vigilância de vírus, fortalecer os sistemas de saúde e tornar a promessa da Cobertura Universal de Saúde uma realidade. 

Acesso a saúde 

Ele rejeitou a prática de alguns países ricos que “estocam e controlam suprimentos de saúde pandêmica”, dificultando acesso a diagnósticos, tratamentos e vacinas. Para Guterres, é preciso fortalecer a autoridade e o financiamento da Organização Mundial da Saúde.

O chefe da ONU avalia que os esforços estão progredindo. Ele lembra que a Reunião de Alto Nível sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias em setembro concordou com uma robusta declaração política, complementando as negociações sobre um acordo pandêmico em Genebra.

No Dia Internacional de Preparação para Epidemias, o secretário-geral pede que os países aproveitem para avançar para um acordo forte e abrangente, focado na equidade, até a Assembleia Mundial da Saúde do próximo ano, em maio. 

Guterres pede união para que os Estados atuem “com base nas lições da Covid-19” na preparação e construção de um mundo mais justo e saudável para todos.

Fonte: ONU

 

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário