ONU pede cessar-fogo durante o ramadão no Sudão

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, sexta-feira, uma resolução que apela à cessação imediata das hostilidades no Sudão durante o período do Ramadão, que começa no domingo.

O confronto entre o exército e um grupo paramilitar no Sudão, desde abril de 2023, poderá vivenciar um momento de paz e do silenciar as armas. Tudo porque o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução que apela as partes envolvidas para a cessação imediata das hostilidades durante o Ramadão, no Sudão.

A resolução pede também aos beligerantes para que permitam o acesso humanitário completo, rápido, seguro e sem entraves, inclusive através das fronteiras e das linhas de frente.

14 países votara a favor da resolução, enquanto a Rússia se absteve, manifestando reservas quanto à necessidade de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Porém, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, têm opiniões divergentes sobre os instrumentos que devem utilizar para resolver a situação, tendo apelado.

“Apelamos a todas as partes presentes no Sudão para honrarem os valores do Ramadão, cessando as hostilidades durante este período. Esta cessação das hostilidades deve conduzir ao silenciar das armas em todo o país e estabelecer um caminho firme em direcção à uma paz duradoura para o povo do Sudão. A crise humanitária no Sudão é de proporções colossais. Metade da população, cerca de 25 milhões de pessoas, – precisa de ajuda humanitária para sobreviver”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário