ONU prepara resposta ao impacto da tempestade Filipo

O Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) diz que está a apoiar os esforços para responder aos efeitos da tempestade tropical Filipo, que atingiu, na terça-feira, 12, a província de Inhambane, no sul de Moçambique.

Na sua página, aquela organização afirma que colocou pessoal nas províncias de Inhambane e Sofala para ajudar nos esforços de preparação e coordenação, juntamente com a Equipa Humanitária do País em Moçambique.

Por outro lado, equipamento para salvar vidas, incluindo barcos e drones, foi pré-posicionado, mas outros fornecimentos humanitários, incluindo alimentos, água e assistência educacional, são escassos.

A tempestade tropical Filipo atingiu a costa nordeste da província de Inhambane, centro-sul de Moçambique, muito perto de Inhassoro.

Segundo o OCHA, mais de 525 mil pessoas, 856 escolas e 145 centros de saúde estão localizados nas áreas consideradas de risco devido à passagem do ciclone.

O turístico distrito de Vilankulo foi largamente atingido. O seu administrador, em breve contacto telefónico com a VOA, disse que “da avaliação preliminar, não há registo de mortes ou feridos, mas há muita destruição de infraestruturas”

A tempestade, disse Edmundo Galiza Matos Jr., “destruiu muitas casas, salas de aulas, centros de saúde, estabelecimentos turísticos e instituições públicas”.

Além de danificar a avenida da marginal de Vilankulo, a tempestade afetou outras estradas, “e neste momento o crucial troço Mapinhane-Mabote tem o tráfego condicionado,” disse o administrador.

A tempestade está a trazer fortes chuvas para o centro e sul de Moçambique, que tem sido afetado por uma seca induzida pelo El Niño desde outubro.

Nas próximas 72 horas, são esperadas fortes chuvas e ventos fortes no sul de Moçambique, no nordeste da África do Sul e na maior parte de Eswatini.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário