'Oppenheimer' vai estrear-se no Japão em 2024 após marketing polémico

Após meses de antecipação e depois de o mundo inteiro ter partilhado as suas opiniões sobre o filme 'Oppenheimer', o épico blockbuster realizado por Christopher Nolan vai finalmente estrear-se no Japão. A exibição do filme foi atrasado no país devido a várias críticas na sociedade civil sobre a forma como este foi promovido, especialmente tendo em conta a dolorosa memória coletiva quanto às bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki.

A empresa que distribuiu o filme no Japão, a Bitters End, afirmou que 'Oppenheimer', uma biografia sobre o cientista J. Robert Oppenheimer, deverá estrear-se no Japão no início de 2024.

Num comunicado, citado pelo The Guardian, a distribuidora reconheceu as críticas contra o marketing do filme e as feridas reabertas pelas piadas, pelo consumismo e pela promoção extenuante do fenómeno 'Barbenheimer' - um conceito cunhado pelas redes sociais durante a campanha de promoção dos filmes 'Barbie' e 'Oppenheimer', que se estrearam no mesmo dia.

"O assunto do filme é de grande importância e tem um significado especial para o povo japonês, portanto decidimos divulgar o filme no Japão após várias discussões e considerações", acrescentou a empresa.

A verdade é que foi difícil escapar aos memes, às imagens e a todos os conteúdos sobre o 'Barbenheimer'. Ambos os filmes não podiam ser esteticamente mais diferentes, com o rosa da 'Barbie' de Greta Gerwig a contrastar com o suspense sombrio de Christopher Nolan, e muitos fãs do cinema desafiaram-se a ver ambos os filmes no mesmo dia.

O fenómeno acabou por se tornar num dos maiores eventos da história moderna do cinema e os dois produtos atingiram recordes de receita, especialmente a 'Barbie', que atingiu os 1,4 mil milhões de euros de receita. Foi o filme mais visto do ano, o filme mais bem-sucedido realizado por uma mulher e o alcance e impacto mediáticos foram tão grandes que a figura da 'Barbie' foi considerada como a 100.ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes.

No entanto, as piadas com bombas nucleares e com a história que levou à invenção da arma não caíram bem no público japonês.

O Japão é, até agora, o único país a ser bombardeado com armas nucleares. Em agosto de 1945, as bombas de Hiroshima e Nagasaki mataram mais de 220 mil pessoas, e dezenas de milhares acabaram por morrer meses e anos mais tarde devido à radiação. A detonação de ambas as bombas levou à rendição do Japão e ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Essa memória continua a ser difícil de recordar para os japoneses e, portanto, os memes a gozar com as bombas atómicas levaram à popularização do hashtag "#NoBarbenheimer" nas redes sociais japonesas.

"Barbie" is now trending on Japanese Twitter, with several very popular posts reacting to the official @barbiethemovie account's embrace of mushroom cloud Barbenheimer memes. Here are a few quick translations: https://t.co/3EGvCHjj6W pic.twitter.com/T9PDFinsYZ

Uma imagem publicada que enraiveceu os utilizadores japoneses incluía Cilian Murphy, que interpreta o papel de Robert Oppenheimer (o criador da bomba atómica) com Margot Robbie no seu ombro, à frente de uma cidade em chamas. A conta oficial da 'Barbie' partilhou a imagem, escrevendo: "Este vai ser um verão inesquecível".

Na altura, a conta oficial da Warner Bros. lançou um comunicado na segunda-feira a pedir desculpas por uma publicação que fez com ambos os filmes, considerando "extremamente lamentável que a conta oficial na sede nos Estados Unidos tenha reagido a publicações do 'Barbenheimer' dos fãs".

O filme 'Oppenheimer', sobre o cientista responsável pelo projeto que criou a bomba atómica, estreou-se com grande sucesso noutros mercados asiáticos, nomeadamente na Coreia do Sul, e o jornal The Guardian sugere que o seu enorme sucesso em todo o mundo acabou por forçar a mão dos distribuidores japoneses.

Leia Também: Lembra-se do que pesquisou na Wikipédia? Eis os artigos mais lidos do ano

Seguro de vida: Poupe milhares de euros ao transferir o seu seguro de vida!

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário