Oxford melhora previsão de crescimento de Moçambique este ano para 5,1%

 

Oxford melhora previsão de crescimento de Moçambique este ano para 5,1%

"O crescimento económico de Moçambique no terceiro trimestre foi maior do que o esperado, essencialmente devido ao contínuo aumento da produção de gás natural liquefeito na plataforma 'off-shore' da bacia do Rovuma e à recuperação da produção agrícola, pelo que este crescimento acima das expectativas leva-nos a melhorar a previsão de crescimento para 5,1%, diz o departamento africano da Oxford Economics.

No comentário do departamento africano aos números do crescimento do terceiro trimestre, que dão conta de uma expansão de 6,0% face ao período homólogo de 2022 e de 2,9% face ao trimestre anterior, os analistas acreditam que o projeto Coral South FLNG pode aumentar significativamente a produção de gás em Moçambique já este ano.

"De acordo com os nossos cálculos, este projeto pode aumentar a produção total de gás natural em 65% este ano, mas para além dos desenvolvimentos no setor do gás, os investimentos em infraestruturas relacionados com a expansão da rede de energia e a reconstrução da infraestrutura danificada em Cabo Delgado também vai sustentar o crescimento económico a médio prazo", lê-se no comentário enviado aos investidores, e a que a Lusa teve acesso.

O projeto da TotalEnergies em Cabo Delgado, o maior no país, "só deverá recomeçar no primeiro trimestre de 2024, devido às negociações em curso com os empreiteiros e as comunidades adjacentes sobre as obras", escreve ainda a Oxford Economics Africa.

O Produto Interno Bruto (PIB) real de Moçambique cresceu 5,92% no terceiro trimestre, acumulando um crescimento de 4,9% desde o início do ano, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) a 17 de novembro.

De acordo com o relatório das Contas Nacionais Trimestrais, o PIB real moçambicano, a preços de mercado, foi influenciado no terceiro trimestre pelo setor primário, que cresceu 12,9%, "com maior destaque para o ramo da indústria de extração mineira, com uma variação de 43,18%".

Seguiu-se o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura e exploração florestal, que cresceu 3,53% no mesmo período.

O crescimento de 5,92% no terceiro trimestre compara ainda com os 4,67% no segundo trimestre e 4,17% no primeiro trimestre. No terceiro trimestre de 2022 o PIB real moçambicano tinha crescido 3,65%.

Leia Também: Há um novo tipo de ciberataque capaz de afetar Windows e MacBooks

Consolidação de crédito: Enfrente a inflação ao consolidar as suas prestações numa só!

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Para ver... e apostar. Os jogos que vão marcar a semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário