Planeta está perto de atingir cinco pontos de desastre climático

O planeta está perto de atingir cinco pontos irreversíveis de desastre climático e outros três podem ser atingidos na década de 2030, caso o mundo aqueça 1,5ºC acima das temperaturas pré-industriais. A conclusão é de um relatório apresentado, esta quarta-feira, na 28.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Alteração Climáticas (COP28).

"Os pontos de inflexão no sistema terrestre representam ameaças de uma magnitude nunca enfrentada pela humanidade", disse o professor responsável pelo estudo, Tim Lenton, do Instituto de Sistemas Globais da Universidade de Exeter.

O catedrático afirma que a humanidade enfrenta "efeitos dominó devastadores" como "a perda de ecossistemas inteiros e a capacidade de cultivar culturas básicas, com impactos sociais, incluindo deslocamento em massa, instabilidade política e colapso financeiro".

Segundo o The Guardian, os pontos de inflexão em risco incluem o colapso de gelo na Gronelândia e na Antártida Ocidental, o que provocará a morte de várias espécies e o colapso da circulação atmosférica no Atlântico Norte.

O relatório foi apresentado na COP28, onde, na terça-feira, se estimou que as emissões para 2030 levem o planeta a aquecer 2,5ºC até ao final do século XXI. No estudo participaram cerca de 200 cientistas.

Recorde-se que  na COP28 foi já anunciado que este ano será o mais quente da história, após um novembro ter sido o sexto mês consecutivo em que se bateram recordes.

Leia Também: Astrofísicos descobrem planetas "próximos" da Terra a "dançarem valsa"

Dúvidas sobre créditos e/ou seguros? Alie-se à Poupança no Minuto e saiba a informação de que precisa

Multicultural, segura e cosmopolita: assim é Toronto. Reserve já!

Os jogos (e as apostas) que prometem aquecer a semana e o fim de semana

Fonte: Noticias Ao Minuto

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário