Prémio Anual Júlio Carrilho promove Investigação e Inovação dos Estudantes de Arquitectura em Moçambique

Teve lugar no dia 8 de Fevereiro de 2024 na cidade de Maputo o 1° Congresso de Arquitectura de Moçambique sob o tema “Resiliência do edificado e desafios da prática profissional” (Planeamento e Ordenamento do Território em Moçambique).

O acto contou com a presença do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, além de diversos convidados ligados ao sector de desenvolvimento de infra-estruturas.

O encontro entre os profissionais de uma área de tamanha importância para o desenvolvimento organizado e sustentável de Moçambique acabou por ficar marcado pelo anúncio do lançamento por parte da presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, Graça Machel e pelo Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Moçambique, Luís Lage, do Prémio Anual Júlio Carrilho.

O Prémio Anual Júlio Carrilho tem como principal objectivo distinguir o melhor trabalho de fim de curso de arquitectura, assim como o melhor projecto da área, desenvolvido por jovens até 30 anos de idade.

“Queremos que sejam valorizados os trabalhos que abarcam o uso racional da água e o uso de energias renováveis, para que possamos contribuir nas acções de adaptação às mudanças climáticas”, disse Graça Machel.

Durante a cerimónia, a Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, realçou alguns dos projectos que tiveram a mão directa de Júlio Carrilho e que permitiram desenvolver infra-estruturas que possibilitaram o desenvolvimento de Moçambique como por exemplo as barragens de Corumana e Pequenos Libombos.

Por sua vez, Fernanda Machungo, esposa de Júlio Carrilho, lembrou as qualidades de Júlio Carrilho enquanto líder, esposo, amigo e professor, destacando sua bondade, honestidade e paciência. “É impossível mencionar Júlio sem mencionar sua paixão pela arquitectura. Os passeios em família aos domingos eram repletos de histórias e lições, tornando cada dia ao seu lado uma experiência enriquecedora e educativa", disse.

O lançamento do prémio contou com a presença dos profissionais do sector, com a presença do Presidente do Conselho Autárquico de Maputo, Rasaque Manhique, Secretário de Estado da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, PCA da FDC e filhos de Júlio Carrilho. (RM-Doc)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário