Presidente da Namíbia morre aos 82 anos

Morreu, na madrugada de hoje, o Presidente da Namíbia, Hage Geingob, que estava a receber tratamento devido a um cancro. O anúncio foi feito hoje pela Presidência do país africano.

No comunicado, citado pela Lusa, lê-se que o Presidente interino da Namíbia, Nangolo Mbumba, disse que Geingob morreu pouco depois da meia-noite no hospital privado Lady Pohamba, na capital Windhoek.

O comunicado sublinhou que, apesar “dos esforços enérgicos” da equipa médica, o Presidente faleceu, na presença da primeira-dama, Mônica Geingos, e dos filhos.

“A nação da Namíbia perdeu um ilustre servidor do povo, um ícone da luta pela libertação, o principal arquiteto da nossa constituição e o pilar da casa da Namíbia”, disse Nangolo Mbuma, citado pelo Notícias ao Minuto.

O Presidente interino pediu à população que permaneça calma e serena enquanto o Governo cuida de todos os preparativos e demais protocolos estaduais necessários e prometeu que o executivo irá reunir-se com efeito imediato para “tomar as providências necessárias”.

As eleições presidenciais e para a Assembleia Nacional da Namíbia estavam previstas para finais de 2024.

Hage Geingob tomou posse como Presidente em 2015 e foi o principal responsável pelo início das conversações com a Alemanha, sobre a revisão das atrocidades cometidas pelo Império Alemão durante o período colonial e possíveis compensações.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário