Presidente do Gabão afastado do partido PDG

O presidente do Gabão deposto por golpe de Estado, Ali Bongo, foi afastado da liderança do Partido Democrático Gabonês. Os golpistas alegam incapacidade multiforme de Bongo para continuar a chefiar o PDG.

Aproximadamente um ano depois de ser deposto do poder, Ali Bongo é agora afastado da liderança do seu partido PDG. A formação política indicou uma delegação que se deslocou à residência de Bongo, onde o ex-presidente se encontra em prisão domiciliária desde o golpe de Estado, para lhe comunicar a sua demissão, devido à sua incapacidade multiforme para exercer as suas funções.

O partido acrescentou que a reestruturação conduziu à nomeação de Paul Mba como primeiro vice-presidente e de Angelique Ngoma como secretária-geral, segundo um comunicado posto a circular nas redes sociais.

Bongo foi derrubado por um golpe de Estado liderado pelo general Brice Nguema, que criou o Comité de Transição e de Restauração das Instituições, nome oficial da junta militar criada após a revolta.

O antigo presidente foi colocado em prisão domiciliária na sequência do golpe, no qual os militares denunciaram “falsos” resultados eleitorais, nos quais Bongo obteve 64,27% dos votos contra 30,77% do seu principal rival, Albert Ossa.

Todas as vitórias eleitorais de Bongo, que chegou ao poder após a morte do seu pai, Omar Bongo, em 2009, foram marcadas por alegações de fraude. Bongo sofreu um AVC em 2018 que o afastou da esfera pública durante quase um ano, embora se tenha recusado a sair da ribalta.

Fonte: O País

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário