Presidente do Malawi apresenta Informe sobre  estado geral da nação

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, apresenta, esta sexta-feira, no parlamento, o Informe sobre o estado geral da nação, em meio a desafios de ordem macro-económico e social.

O ano 2023 foi difícil para a economia do Malawi, devido a escassez de divisas que comprometeu sobremaneira o exercício de importação de bens essenciais com destaque para combustíveis, cimento de construção entre outros.

O ciclone Fredy que se abateu sobre o Malawi, tendo destruído infra-estruturas que movem a economia deste país, associado ao surto da cólera, colocaram o sistema micro e macro-económico do Malawi em queda livre.  

A concorrência desleal entre a moeda local face às moedas de referência cambial sobretudo o dólar, forçaram o Banco Central a desvalorizar o kwacha em 44%, o que elevou a inflação para 39%.

As reservas oficiais brutas, neste caso o montante de divisas sob o controlo directo do banco central, caíram para 194,82 milhões de dólares.

O Banco Mundial, considera as mais baixas reservas cambiais em cinco anos contados desde 2021.

Na sequência, o presidente Lazarus Chakwera, viu-se obrigado a introduzir medidas de austeridade incluindo o corte das suas viagens ao exterior até Março do presente ano.

Foi assim que o FMI aprovou o crédito de facilidade alargado de quatro anos no valor de 175 milhões de dólares, para ajudar o país a evitar um colapso económico.

O estadista malawiano imprimiu uma diplomacia económica , tendo feito várias viagens ao exterior pedindo a reestruturação da dívida do país, neste momento em estágio de insustentabilidade.

Neste exercício, Chakwera começou a reconquistar a confiança aos principais doadores do país, alguns deles prometendo voltar a financiar o orçamento do estado.

Em meio a desafios, Chakwera conseguiu liderar uma série de projectos de transformação de infra-estruturas, desde estradas, pontes, escolas, hospitais, casas para as forças de defesa e segurança entre outros.

Analistas políticos e as 4 bancadas parlamentares incluindo os independentes querem que Lazarus Chakwera aborde estas e outras questões e que apresente na magna casa, um plano concreto para combater a fome que atingiu 4,4 milhões de pessoas no país. (RM Blantyre)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário