Presidentes da RDC e do Ruanda aceitam encontro proposto por João Lourenço

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, aceitou encontrar-se com o homólogo da República Democrática do Congo (RDC) Félix Tshissekedi.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 11, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, após um encontro em Luanda entre João Lourenço e Paul Kagame.

Nomeado pela União Africana mediador da crise entre Kinshasa e Kigali, Lourenço recebeu no final de fevereiro o seu homólogo da RDC, Félix Tshissekedi, quem, na altura, aceitou falar com Paul Kagame.

No encontro de hoje, Tete António disse que “ficou acordado que o Presidente Kagame aceita o princípio de encontrar-se com o Presidente Tshisekedi, numa data a ser indicada pelo mediador, e também a parte ruandesa aceita o princípio, que já tinha sido acordado com a parte congolesa, no sentido de delegações ministeriais trabalharem para se chegar a este passo".

O chefe da diplomacia angolana lembrou, nas declarações aos jornalistas, que Luanda tem a tarefa de continuar os esforços para que os dois chefes de Estado se encontrem, para abordar a questão que afeta o leste da RDC, país com o qual Angola partilha uma fronteira de cerca de 2.500 quilómetros.

Os dois governos têm-se acusado mutuamente de ajudar forças rebeldes e em ambos os país.

Fonte:  Voa Português

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário