Província de Maputo: Delegação de Eswatini nas comemorações de Guaza Muthini

Moçambique e Eswatini reforçam, a partir de hoje, as relações bilaterais no quadro das celebrações dos 129 anos da Batalha de Marracuene, vulgo Gwaza Muthine, na província de Maputo.
Com efeito uma delegação de Eswatini mandatada pelo Rei Mswati III, é recebida esta quinta-feira, na Fronteira de Namaacha, na província de Maputo.
A delegação que é composta por trinta elementos, com desataque para um juiz da autoridade Tradicional local, deverá participar de entre as várias actividades, nas cerimónias tradicionais do Gwaza Muthine, a terem lugar, esta sexta-feira, em Marracuene.
O ponto mais alto da presença da delegação de Eswatini, no país, será a participação no Festival de Marrabenta, onde haverá troca de experiências na área cultural.
O director Provincial da Cultura e Turismo, em Maputo, Ludgero Gemo, explicou que para além de Eswatini, espera-se também a presença no evento, de agrupamentos da Tanzânia e Zimbabwe.
A batalha de Marracuene, ou Gwaza Muthine, foi um combate que se travou a 2 de Fevereiro de 1895, em Marracuene, Moçambique, entre as forças rongas comandadas pelo jovem príncipe Zixaxa e forças portuguesas comandadas pelo major Alfredo Augusto Caldas Xavier. A batalha, ocorreu no contexto das operações de ocupação colonial portuguesa, ao tempo referidas como Campanhas de Conquista e Pacificação. (RM)

Fonte: RM

Autor
Web Developer

tempo

Nulla sagittis rhoncus nisi, vel gravida ante. Nunc lobortis condimentum elit, quis porta ipsum rhoncus vitae. Curabitur magna leo, porta vel fringilla gravida, consectetur in libero. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum.

Você pode gostar

0 Comentário(s) Comentar

Deixe seu comentário